Fundação Bracara Augusta processada por "falta de pagamento"

Fundação Bracara Augusta processada por "falta de pagamento"
| Norte
Porto Canal

A Fundação Bracara Augusta foi processada por dois fornecedores da Capital Europeia da Juventude Braga 2012 por "falta de pagamento" de serviços efetuados, o que a instituição confirma mas justifica com os "atrasos resultantes da reprogramação" do evento.

Em declarações à agência Lusa, fonte da administração da Fundação confirmou os processos, movidos pela companhia de Teatro Cão Danado e pela agência de Viagens Club Tour, e apontou que "entre o fim deste mês e do próximo" os pagamentos serão regularizados.

A Cão Danado reclama o pagamento de "cerca de 4.900 euros", enquanto a Club Tour exige o pagamento de "mais ou menos 10 mil euros" por atividades e serviços prestados ao longo da Capital Europeia da Juventude (CEJ) Braga 2012.

"É verdade que há uma ação que envolve essas duas entidades e a Fundação. Mas estamos a trabalhar no sentido de resolver a questão da melhor forma até ao final do próximo mês", afirmou a fonte.

Segundo a mesma, "não há falta de pagamento mas sim um atraso que está em vias de ser regularizado".

A 15 de janeiro de 2012, em declarações à Lusa, confrontado com a reclamação de alguns fornecedores do evento, o presidente da Fundação, Hugo Pires, garantiu que "até ao final do mês de fevereiro as coisas estarão regularizadas", o que não se concretizou.

Mas, pelo que explicou à Lusa a citada fonte, "o programa foi alvo de uma reprogramação ao nível do acesso a fundos comunitários através do Quadro Referência Estratégia Nacional e muitos das candidaturas nem um ano têm ainda".

A fonte garantiu, "quer ao nível da Fundação quer ao nível da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte está a ser tudo feito para que esta questão seja ultrapassada rapidamente".

Contactada pela Lusa, a Club Tour confirmou a existência da dívida e da referida ação movida contra a Fundação mas não quis prestar mais declarações.

Até ao momento não foi possível entrar em contacto com a companhia Cão Danado.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.