MP acusa de maus-tratos 8 directores e funcionários de lar juvenil em Vila do Conde

| Norte
Porto Canal

O Ministério Público acusou dois dirigentes e seis funcionários do polo de Vila do Conde do Centro Juvenil de Campanhã do crime de maus-tratos, sendo as vítimas 22 rapazes acolhidos na instituição, foi hoje divulgado.

Segundo o site da Procuradoria-Geral Distrital do Porto, os arguidos, entre os quais a diretora pedagógica do centro, ministraram castigos físicos aos utentes e sujeitaram-nos a "tratamentos humilhantes".

Os factos terão acontecido entre 2010 a 2013, num lar de infância e juventude, que tem acordo de cooperação com a Segurança Social e que acolhe crianças e jovens do sexo masculino em situação de risco.

Quatro dos arguidos foram detidos em finais de outubro de 2013 pela GNR, após uma investigação desencadeada por denúncias de antigos funcionários e alunos.

As denúncias reportavam-se a bofetadas, pontapés e agressões com toalhas molhadas e a castigos como arrancar ervas de joelhos.

Na altura, o Tribunal Judicial de Vila do Conde aplicou aos detidos a medida de coação mais leve (termo de identidade e residência), determinando ainda a suspensão das funções que desempenhavam na instituição.

Proibiu-os também de contactarem com a instituição e com os utentes.

À porta do tribunal, Filipe Conceição, que foi aluno daquele Centro Juvenil durante 20 anos, disse que chegou a ser agredido com um ferro, que lhe deixou uma marca na barriga.

"Aleluia, que finalmente parece que se está a fazer justiça", referiu, sublinhando que deveriam ser "muitos mais" os detidos por maus-tratos.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.