Mais de 30% de pessoas desnutridas nos hospitais, farmácias vão fazer rastreio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 set (Lusa) - Mais de um terço dos utentes entram nos hospitais desnutridos, um problema que motivou a criação de um projeto-piloto de rastreio à população feito nas farmácias, para detetar as situações de risco e agir atempadamente.

A iniciativa «Agir para Nutrir» arrancou hoje numa farmácia em Lisboa e será alargada às cerca de 120 farmácias aderentes ao projeto, de norte a sul do país.

Diana Mendes, dietista no Hospital de Santa Marta explicou à Lusa que "o objetivo é sensibilizar a população para a problemática da desnutrição (situação de carência prolongada de um ou mais nutrientes), vigiar o seu estado nutricional, que deve ser monitorizado, e prevenir desnutrição".

Na farmácia, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode fazer a identificação do seu "perfil nutricional" de forma gratuita, bastando para isso responder a um questionário, validado por uma sociedade médica europeia, que avalia fatores como a massa corporal, o apetite ou perdas de peso recentes.

"A farmácia é encarada como um espaço na comunidade perto dos utentes e da população e o farmacêutico surge como o profissional em contacto com a população e que está apto para identificar um eventual risco nutricional", disse, acrescentando: "primeiro vamos formar os farmacêuticos, para depois passar a implementar a ferramenta".

Caso o doente apresente risco, é encaminhado para o médico assistente para procurar tratamento. Se não houver risco, o utente é aconselhado a voltar a fazer a monitorização numa próxima ida à farmácia.

Além desta avaliação, o farmacêutico pode ainda dar conselhos genéricos ou recomendar algum tipo de suplementação.

Esta ideia surgiu da necessidade de atuar antecipadamente junto da população, para evitar que as situações de desnutrição sejam identificadas ou diagnosticadas tardiamente, quando a pessoa é admitida num hospital ou numa instituição geriátrica, como acontece atualmente.

Diana Mendes sublinha que, apesar de não estarem a aumentar os casos de desnutrição, os números são preocupantes: Cinco por cento da população europeia apresenta desnutrição e 30% a 50% dos utentes apresenta desnutrição no momento da admissão hospitalar.

Em Portugal, em seis hospitais públicos, numa amostra de 1.144 doentes, verificou-se que um em cada três doentes apresentava desnutrição no momento de admissão hospitalar.

É também comum que o diagnóstico de desnutrição seja feito quando já se apresenta num estado muito avançado, sendo mais difícil o tratamento e a sua reversão.

"Começa a haver a necessidade de agir antes e não só quando se recorre ao hospital. É necessário agir antes e fazer triagem com aconselhamento, para evitar que comece só quando a pessoa chega ao hospital", sublinhou.

A desnutrição surge normalmente entre a população idosa ou associada a doenças crónicas, oncológicas ou degenerativas, como Parkinson, alzheimer ou doença do nerónio motor.

AL //GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.