Governo: Presidente da República esteve reunido com líder do CDS-PP

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) - O Presidente da República reuniu-se esta tarde com o líder do CDS-PP e ministro dos Negócios Estrangeiros demissionário para analisar a proposta de "compromisso de salvação nacional" que apresentou na quarta-feira, informou fonte de Belém.

O encontro do chefe de Estado com Paulo Portas realizou-se já depois da reunião que Cavaco Silva manteve com o secretário-geral do PS, António José Seguro.

Os dois encontros só foram revelados à comunicação social depois de já terem terminado.

Ainda hoje, o Presidente da República vai receber o primeiro-ministro para a habitual reunião semanal, agendada para as 18:00.

Durante a tarde realizaram-se, entretanto, reuniões das direções do PSD e do CDS-PP e, para as 19:30, está agendada um reunião extraordinária do secretariado nacional do PS para análise da situação política.

Na quarta-feira à noite, o Presidente da República propôs, numa comunicação ao país, um "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS que permita cumprir o programa de ajuda externa e que esse acordo preveja eleições antecipadas a partir de junho de 2014.

Cavaco Silva considerou também "extremamente negativo para o interesse nacional" a realização imediata de eleições legislativas antecipadas.

A declaração do Chefe de Estado surgiu depois de ter ouvido todos os partidos com representação parlamentar e com os parceiros sociais e na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no dia 02 de julho.

Na comunicação ao país, o chefe de Estado nunca se referiu explicitamente à solução apresentada publicamente pelo primeiro-ministro, no sábado e que passava pela subida do líder do CDS-PP e ministro demissionário dos Negócios Estrangeiros a vice primeiro-ministro, referindo apenas que "o atual Governo se encontra na plenitude das suas funções".

O Presidente da República adiantou ainda que iria "contactar de imediato" os responsáveis dos partidos que subscreveram o Memorando de Entendimento para analisar a solução por si proposta de "compromisso de salvação nacional".

"Um acordo desta natureza não se reveste de grande complexidade técnica e poderá ser alcançado com alguma celeridade, podendo recorrer-se a uma personalidade de reconhecido prestígio que promova e facilite o diálogo", defendeu.

Sem a existência desse acordo, referiu ainda o chefe de Estado, "encontrar-se-ão naturalmente outras soluções no quadro do nosso sistema jurídico-constitucional".

 

VAM // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.