Clima económico atinge em Agosto valor mais alto desde Julho de 2008

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 set (Lusa) - O indicador de clima económico em Portugal aumentou em agosto para o valor mais elevado desde julho de 2008 e o indicador de atividade económica desacelerou em julho, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a síntese económica de conjuntura de agosto divulgada hoje pelo INE, o indicador de clima económico aumentou de 0,5% em julho para 0,6% em agosto, recuperando de "forma ténue" e "atingindo o valor mais elevado desde julho de 2008".

O indicador de atividade económica, por sua vez, desacelerou em julho (de 3,3% para 3,1%). Os indicadores de curto prazo revelam, segundo o INE, "uma evolução menos negativa da atividade económica na indústria e na construção e uma redução mais intensa nos serviços".

As exportações e as importações apresentaram variações homólogas de 1,5% e 4,9% em julho (-0,5% e 1,7% no mês anterior), respetivamente, indica o INE.

Já o indicador quantitativo do consumo privado apresentou um crescimento homólogo mais expressivo em julho (3% contra 2,7% em junho), mantendo a tendência de subida que se verifica desde março.

Em julho, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) "desacelerou ligeiramente, em resultado do contributo positivo menos acentuado das componentes de material de transporte e de máquinas e equipamentos".

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) apresentou uma variação homóloga mensal de -0,4% em agosto (-0,9% em julho).

SP (IYS) // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.