Preços na produção industrial continuam a diminuir em Agosto

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 17 set (Lusa) -- O índice de preços na produção industrial continuou a diminuir em agosto, apresentando uma queda homóloga de 0,9%, tendo o índice relativo à secção das indústrias transformadoras recuado 1,8%, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa do índice de preços na produção industrial em agosto foi inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, "mantendo a tendência decrescente iniciada em agosto de 2013".

Em agosto, todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram variações homólogas negativas, destacando-se o agrupamento de energia com o contributo "mais influente" para a variação do índice total (-0,3 p.p.), em resultado de uma taxa de variação homóloga de -1,2% (0,1% no mês anterior).

Já o índice da secção das indústrias transformadoras diminuiu 1,8% (redução de 1,5% em julho), sendo esta a única secção a contribuir negativamente (-1,5 p.p.) para a variação do índice agregado.

Pelo contrário, a secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio, com um aumento de 4,1% (idêntico ao mês anterior), apresentou um contributo de 0,5 p.p..

Em termos mensais, o INE dá conta de que o índice do agrupamento de energia passou de uma variação de 0,8% em julho para -0,9% em agosto (variação de 0,4% em agosto de 2013), sendo o único agrupamento a contribuir negativamente (-0,2 p.p.) para a variação do índice agregado.

O índice da secção das indústrias transformadoras, com uma taxa de variação mensal de -0,2% (0,1% no período homólogo), "influenciou decisivamente" a variação do índice agregado (contributo de -0,1 p.p.).

PD // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.