Incêndios: Detido pastor por crime de fogo florestal em Trancoso

| País
Porto Canal / Agências

Trancoso, 11 jul (Lusa) - A GNR anunciou hoje a detenção, em Trancoso, de um pastor de 29 anos, por suspeita de ter ateado vários incêndios florestais na área da aldeia de Cótimos.

Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, o suspeito foi detido pelas 20:30 de quarta-feira, no seguimento de uma investigação em curso para apurar a autoria de vários incêndios florestais que nos últimos quatro dias assolaram aquela localidade.

Na tarde de quarta-feira, a GNR foi alertada por um habitante, "que teria visto um homem a sair do perímetro de um incêndio que tinha acabado de deflagrar", contou.

"De imediato foram efetuadas várias diligências, tendo a GNR abordado o referido indivíduo que confessou a autoria de quatro incêndios naquela localidade", que ateava com um isqueiro, alegadamente "para criação de zonas de pasto" para alimentar o gado, acrescentou a fonte.

Após a detenção, a GNR entregou o suspeito à Policia Judiciária da Guarda para posterior apresentação a tribunal.

A fonte da GNR disse à agência Lusa que os quatro incêndios que o homem é suspeito de ter ateado não ganharam grandes proporções devido à pronta intervenção dos bombeiros.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.