Portas diz que sobre aumento do salário mínimo "quem sabe da poda são as empresas"

Portas diz que sobre aumento do salário mínimo "quem sabe da poda são as empresas"
| Economia
Porto Canal

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, frisou hoje que sobre o aumento do salário mínimo nacional "quem sabe da poda são as empresas", não se comprometendo com eventual subida.

"Podemos ter muitas opiniões, mas quem sabe da poda são as empresas e quem representa os quadros e os trabalhadores das empresas", disse o vice-primeiro-ministro.

Paulo Portas falava após um almoço de trabalho, realizado no âmbito da conferência sobre Competitividade e Crescimento, organizado pela consultora ATKearney, que hoje decorreu em Lisboa.

"Quem sabe se atualização do salário mínimo nacional, que está bloqueado há vários anos, é boa ou má para as empresas, motiva ou não os trabalhadores, consegue ou não resultados, não é nenhum de nós, são as empresas e na Concertação Social sentam-se as empresas e senta-se a UGT, que é uma entidade muito importante para a manutenção da coesão social em Portugal", disse.

Durante o seu discurso no almoço, Paulo Portas adiantou que o Governo vai "por estes dias" aprovar o novo código de apoio fiscal ao investimento e frisou que "o Estado não pode falhar nos regulamentos e nas regras", de forma "a antecipar o mais possível a entrada em vigor o novo quadro comunitário de apoio".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.