Paulo Portas diz que Governo vai trabalhar para encontrar a “melhor solução possível” para o caso BES

Paulo Portas diz que Governo vai trabalhar para encontrar a “melhor solução possível” para o caso BES
| Política
Porto Canal

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, disse que o Governo vai trabalhar para encontrar "a melhor solução possível" para o problema do Banco Espírito Santo e do Novo Banco e frisou que dispensaria este problema no sistema financeiro português.

"Trabalharei na medida do que posso para que [o problema] tenha a melhor solução possível, tal a importância que tem para a nossa economia e reputação enquanto país. Não lhe posso dizer mais nada e nem me ficaria bem", disse hoje Paulo Portas.

O vice-primeiro-ministro respondia desta forma a uma questão sobre o impacto que a situação do BES e do Novo Banco poderá ter na economia portuguesa, após um almoço de trabalho, realizado no âmbito da conferência sobre Competitividade e Crescimento, organizado pela consultora ATKearney, que hoje decorreu em Lisboa.

"Reconheci a importância do facto e disse até que dispensaríamos este problema no sistema financeiro", acrescentou Paulo Portas.

Paulo Portas falou sobre "o progresso significativo do país" desde 2011, quando foi pedido o resgate financeiro.

"O que aconteceu a Portugal em 2011 foi um ‘bailout' [resgate], já com um problema no final do programa chamado BES", disse.

Mas depois centrou-se na recuperação do país, na descida das taxas de juro e na evolução positiva dos indicadores de crescimento.

"Deixamos há ano e meio a recessão técnica. Não vale a pena ignorar que os indicadores de crescimento comparam bem com os períodos homólogos da zona euro. Uma parte significativa do sistema financeiro cumpriu os seus deveres do programa e já começou a devolver o que recebeu, sem desprezar o que aconteceu na fase seguinte do programa, com o problema BES", disse.

Depois do "precipício financeiro" à beira do qual Portugal esteve em 2011, frisou, o país tem hoje uma "margem de liberdade de decisão que é diferente da vivida no período de protetorado".

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.