Inquérito/Defesa: Maioria propõe prolongamento de trabalhos até 07 de outubro

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 set (Lusa) - A maioria PSD/CDS-PP propôs hoje o alargamento até 07 de outubro do prazo de trabalhos da comissão parlamentar de inquérito à compra de material militar para concluir as diligências em curso, mas o requerimento só será votado quarta-feira.

Os grupos parlamentares acordaram reunir pelas 11:30 horas do dia seguinte, estipulando ainda o prazo das 10:00 para reunir as questões que pretendem ver esclarecidas por escrito pelos antigos primeiros-ministros portugueses Durão Barroso e António Guterres.

O PS tem ainda em cima da mesa, entre outros pedidos de audição ou documentos, que serão decididos na quarta-feira, o pedido de nova inquirição ao atual vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, na condição de ex-ministro da Defesa.

PSD e CDS-PP justificam o alargamento do prazo - que terá de ser alvo de votação em sessão plenária, caso seja aprovado - com as 50 audições realizadas e outras nove reuniões deliberativas da Comissão Parlamentar de Inquérito aos Programas de Aquisição de Equipamentos Militares (aeronaves EH-101, P-3 Orion, C-295, F-16, torpedos, submarinos U-209 e blindados Pandur II) e a quantidade de informação a verter para o relatório final.

Sociais-democratas e democratas-cristãos sublinham que a "prorrogação do prazo" seja solicitada ao plenário da Assembleia da República "com a finalidade exclusiva de se proceder às diligências já aprovadas e à feitura, discussão e aprovação do relatório".

Esta comissão parlamentar de inquérito já tinha visto o seu prazo de 120 dias prolongado uma vez, por 15 dias, devido ao período de férias parlamentares, tendo ficado previsto o limite de 20 de setembro para encerramento dos trabalhos.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.