PSD remete comentários sobre propostas de revisão eleitoral para depois das primárias do PS

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 set (Lusa) - O PSD remeteu hoje comentários sobre as propostas do PS para a revisão da lei eleitoral para depois das primárias do partido, argumentando que António José Seguro e António Costa têm visões diferentes sobre o tema.

"Resta esperar pelo próximo dia 28, pelas eleições internas, e então a partir daí saber o que o PS pensa na realidade, depois de o próprio PS consensualizar entre as várias partes aquilo que é a opinião própria do PS e aquilo que pretende em relação à lei eleitoral", disse José Matos Rosa, secretário-geral do PSD, em declarações aos jornalistas na sede do partido, em Lisboa.

O social-democrata falava no final de uma reunião com uma delegação da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Lembrando que o PS "está em campanha eleitoral para um ato eleitoral interno" e as propostas de revisão para a lei eleitoral "não são consensuais entre os candidatos", Matos Rosa advogou que as propostas do PSD sobre a matéria "são conhecidas", e escusou-se a prestar mais comentários sobre as ideias hoje apresentadas por António José Seguro, líder do PS.

"Sem saber qual é a posição final do PS, o PSD não comenta estas questões", sublinhou.

O secretário-geral do PS anunciou hoje uma proposta de revisão da lei eleitoral para a Assembleia da República, com redução de 230 para 181 deputados e introdução do voto preferencial do eleitor em relação ao deputado.

Na mesma conferência de imprensa, na sede do PS, no Largo do Rato, em Lisboa, António José Seguro adiantou que proporá que a nova lei eleitoral entre em vigor já nas próximas eleições legislativas.

Na comunicação aos jornalistas desta manhã, Seguro apresentou também um projeto para reforço das incompatibilidades dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos, com obrigação da revelação de origem dos rendimentos e indicação das entidades pagadoras.

Posteriormente, António Costa, candidato opositor a Seguro nas primárias de 28 de setembro, considerou que uma eventual redução do número de deputados seria uma "declaração de guerra" aos partidos mais à esquerda e um "favor ao PSD".

PPF (PMF/FYS) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.