Energia dos painéis solares dos aterros do Vale do Sousa rende 35.000 euros/ano

| Norte
Porto Canal / Agências

Lousada, 16 set (Lusa) - A Ambisousa, empresa intermunicipal que gere os aterros sanitários do Vale do Sousa, instalou 304 painéis solares para produção de energia elétrica que significarão uma receita anual de 35.000 euros.

Macedo Dias, presidente da empresa, explicou hoje à Lusa que os equipamentos já estão em funcionamento nos aterros de Rio Mau, em Penafiel, e Lustosa, em Lousada.

A energia elétrica produzida pelos painéis fotovoltaicos já está a ser vendida à EDP, tendo sido gerados em agosto, nos dois aterros, cerca de 23.000 quilowatts.

Cada um dos painéis da designada "mini geração" produz cerca de 70 quilowatts por hora. Estima-se que a produção de energia, no conjunto dos dois sistemas, seja de 230 megawatts por ano.

A instalação dos sistemas representou um investimento de 190.000 euros, totalmente assumidos pela empresa, no quadro de uma licença de exploração atribuída pela tutela em 2012.

Macedo Dias sublinhou que a taxa de retorno é "muito boa", esperando que o investimento seja amortizado em menos de seis anos.

"A partir daí é quase tudo lucro", exclamou, frisando que os custos de funcionamento dos painéis são reduzidos.

Assinalou ainda que o projeto "tem a vantagem de contribuir favoravelmente para o fenómeno das alterações climáticas", uma vez que, frisou, "evita a emissão de cerca de 600 toneladas de CO2".

"Este projeto demonstra também que os aterros sanitários não são apenas áreas de deposição de resíduos sólidos", acrescentou.

O presidente da Valsousa destacou à Lusa que os dois aterros da região são os únicos do norte do país com painéis fotovoltaicos.

Aqueles sistemas juntam-se ao aproveitamento do biogás nos dois aterros, que produzem anualmente quase oito milhões de quilowatts de energia elétrica.

O aproveitamento do potencial energético do biogás gerado pelos resíduos começou em Rio Mau, em 2007, e foi alargado, três anos depois, em Lustosa.

A transformação do biogás em energia elétrica representa para a empresa uma receita anual de cerca de 260.000 euros.

No aterro de Lustosa são depositados os resíduos sólidos domésticos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira.

Para o equipamento de Rio Mau são encaminhados os resíduos produzidos em Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva.

Em 2013,a Ambisousa gerou 195.000 euros de lucro, dando trabalho a 40 pessoas.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.