Empresas municipais contribuíram em mais de mil milhões para dívida

Empresas municipais contribuíram em mais de mil milhões para dívida
| Economia
Porto Canal

As empresas municipais contribuíram em mais de mil milhões de euros para a dívida do setor local e cerca de metade delas não cumpre os critérios da nova lei, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2011/2012.

"As empresas municipais contribuíram em mais de mil milhões de euros para a dívida do setor local", resumiu hoje João Carvalho, coordenador do Anuário.

Na apresentação dos resultados que analisaram o desempenho dos municípios em 2011 e 2012, João Carvalho salientou que houve muita dificuldade na obtenção de resultados, tendo sido apenas possível obter informação de 96 das 293 empresas existentes, o que vai obrigar à atualização do anuário em setembro.

"Existem 293, estivemos a analisar 287 nos [últimos] três anos e de acordo com a legislação atual cerca de metade vai ter de ser extinta ou haver uma fusão das mesmas, porque não cumprem os critérios" da nova legislação, disse.

De acordo com o estudo, 107 empresas municipais têm vendas e prestações de serviços inferiores a 50% dos atos totais, 73 dependem dos subsídios à exploração dos municípios, 43 apresentam resultados operacionais menores do que zero em três anos consecutivos e 54 somam resultados líquidos negativos nos últimos três anos.

"Faltam [fechar] as contas de 2012 e, das 96 que analisámos, 21 já melhoraram a sua situação em termos destes indicadores", salientou, realçando que os resultados apresentados hoje podem sofrer alterações.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.