Polis investe 148.700 euros em percursos pedonais no litoral de Esposende

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 16 set (Lusa) - A Polis Litoral Norte vai investir 148.700 euros na execução dos percursos de informação e sensibilização ambiental do Parque Natural Litoral Norte, no concelho de Esposende, informou hoje aquela sociedade.

Em comunicado, a Polis acrescenta que a empreitada, a iniciar "muito brevemente", engloba, desde logo, a limpeza, sinalização e caracterização de três percursos pedonais do Parque Natural Litoral Norte, de acordo com as características necessárias à sua homologação pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo.

A produção de painéis informativos e de topo-guias e a implementação de "software" para interpretação dos percursos são outros dos aspetos da intervenção.

Serão também instalados três pontos de dinamização dos percursos, nomeadamente uma charca no Trilho das Masseiras, na União de Freguesias da Apúlia e Fão, e duas torres de observação, uma naquele trilho e outra no Trilho do Neiva, na União das Freguesias de Belinho e Mar.

Um dos principais objetivos da empreitada é a criação de condições para a investigação científica/monitorização, a sensibilização ambiental, a conservação da natureza e a salvaguarda dos valores naturais.

Proporcionar uma oferta ambiental e turística complementar ao uso balnear é outro dos objetivos.

A sociedade Polis Litoral Norte, constituída entre o Estado e os municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, tem como objeto a intervenção numa faixa costeira de 50 quilómetros na Região Norte, integrando ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Coura, Âncora, Lima, Neiva e Cávado, numa extensão de, aproximadamente, 30 quilómetros.

A área de intervenção totaliza cerca de cinco mil hectares e integra o Parque Natural do Litoral Norte.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.