Presidente executivo da Ryanair afirma que companhia vai ultrapassar a TAP em três anos e ser líder em Portugal

Presidente executivo da Ryanair afirma que companhia vai ultrapassar a TAP em três anos e ser líder em Portugal
| Economia
Porto Canal

A Ryanair vai atingir os 12 milhões de passageiros em três anos e assim ultrapassar a TAP e ser líder em Portugal, afirmou hoje o presidente executivo da companhia aérea de baixo custo.

Em declarações à Lusa, Michael O'Leary explicou que a companhia irlandesa vai duplicar o número de passageiros transportados, de seis para 12 milhões de euros, em apenas três anos, através do reforço da oferta nas três bases em Portugal.

"É possível ultrapassar a TAP e ser a primeira companhia em Portugal", declarou, no dia em que anunciou o lançamento de seis novas rotas a partir de Lisboa no próximo verão.

Michael O'Leary adiantou que, se a TAP for privatizada, vai ficar "mais pequena", numa primeira fase, e só depois começará a crescer.

Em relação ao aumento das taxas aeroportuárias -- com novo aumento anunciado para 01 de dezembro -, o responsável da Ryanair considerou "um problema para todas as companhias aéreas".

"Já falámos com a Vinci para que não continuem a aumentar as taxas ou que introduzam descontos para as companhias que aumentam o tráfego, à semelhança do que fazem outros aeroportos europeus, para incentivar o crescimento do turismo e a criação de emprego", acrescentou.

O porta-voz da Ryanair adiantou que "só os regimes comunistas, mantêm este modelo".

Em agosto, a ANA anunciou o aumento das taxas reguladas cobradas às companhias aéreas em 7,56% no aeroporto de Lisboa e em 1,50% no aeroporto do Porto, a partir de 01 de dezembro, resultado de um aumento do tráfego acima do previsto.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.