Autárquicas:Pizarro (PS) diz que contribuirá para salvação nacional a partir do Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 11 jul (Lusa) -- O candidato do PS à Câmara do Porto disse hoje estar disponível para o processo de salvação nacional pedido pelo Presidente da República caso vença nas eleições autárquicas a 29 de setembro.

"Eu estou completamente concentrado nos problemas do Porto e acho que o contributo que o Porto vai dar para a salvação nacional é eleger o Partido Socialista para a Câmara Municipal e fazer, a partir do Porto, uma agenda de desenvolvimento e de envolvimento social e uma agenda que promova a coesão social. Esse será o nosso contributo para a salvação nacional", declarou Manuel Pizarro.

À margem da assinatura de um protocolo entre o PS e o Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN), cerimónia que decorreu no Parque da Cidade do Porto e que visou estabelecer um programa de governação da cidade, Manuel Pizarro afirmou que os eleitores do Porto terão oportunidade em setembro de colocar o PS na aliança de um processo de salvação nacional.

"Os cidadãos do Porto terão uma grande oportunidade de colocar o PS na aliança de um processo de salvação nacional elegendo-me presidente da Câmara Municipal do Porto, é nesse esforço que estou concertado", declarou aos jornalistas.

O candidato socialista prometeu que dará um "enorme contributo a partir das eleições autárquicas para um estilo de governação diferente, um estilo assente na participação dos cidadãos, assente numa agenda clara e transparente, assente numa agenda que tem uma prioridade: a economia e o emprego".

Manuel Pizarro não quis comentar mais as declarações do Presidente da República, referindo que preferia concentrar-se naquilo que é hoje a sua função na vida política, que é ser o candidato à Câmara Municipal do Porto.

"Estou aqui na posição de candidato à Câmara Municipal do Porto e não na posição de comentador político, teria muito a dizer sobre essa matéria, mas quero concentrar-me naquilo que é hoje a minha função na vida política que é candidatar-me à Câmara Municipal do Porto, com muito orgulho, aliás".

O Presidente da República propôs quarta-feira à noite, numa comunicação ao país, um "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS que permita cumprir o programa de ajuda externa e que esse acordo preveja eleições antecipadas a partir de junho de 2014.

Cavaco Silva considerou também "extremamente negativo para o interesse nacional" a realização imediata de eleições legislativas antecipadas.

A declaração do Chefe de Estado surgiu depois de ter ouvido todos os partidos com representação parlamentar e com os parceiros sociais e na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no dia 02 de julho.

O PS e o PAN uniram-se hoje numa plataforma de entendimento para um programa de governação da cidade e um dos pontos de destaque que orientará a atividade do executivo, caso o PS ganhe as autárquicas, é "dar uma maior qualidade de vida ambiental" à população, designadamente com a conclusão do Parque Oriental englobando a totalidade dos vales dos rios Tinto e Torto e a despoluição dos dois cursos de água.

CCM // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.