Comunidade Intermunicipal de Aveiro avança com reparação das margens do rio Vouga

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 16 Set (Lusa) - A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) anunciou hoje a adjudicação das obras de reparação das margens do Rio Vouga, após ter visto aprovado o financiamento pelo Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos (FPRH).

O Conselho Intermunicipal decidiu adjudicar a empreitada de "Reparação de Rombos no Baixo Vouga Lagunar" à Construtora Santovaiense, Lda., pelo valor global de 192.199,42 euros, acrescidos de IVA, e com um prazo de execução de 90 dias, devendo as obras ter início até ao final deste mês.

A CIRA avançou para o procedimento de concurso público após ter visto aprovada a candidatura que apresentou ao FPRH para a reparação dos rombos das margens do Rio Vouga, nas zonas de Eixo e Cacia (Rio Novo do Príncipe), no concelho de Aveiro, em São João de Loure e Angeja, no concelho de Albergaria-a-Velha, e em Estarreja.

A adjudicação ocorre dois anos depois da força das águas terem destruído as proteções das margens, alagando uma vasta área de terrenos de cultivo e destruindo culturas devido à salinização, situação que se repetiu e veio a ser agravada no inverno de 2013.

Desde que foi extinta a Junta Autónoma do Porto de Aveiro que a administração portuária deixou de ter jurisdição sobre o Baixo Vouga Lagunar e a manutenção e reparação do complexo sistema hídrico deixou de ser feita.

Perante a falta de intervenção do Ministério do Ambiente e apesar de não terem competência para intervir, as situações de emergência levaram autarquias, como a Câmara de Estarreja, a fazer reparações pontuais, pretendendo ser ressarcidas dos montantes gastos e exigindo do Governo uma intervenção integrada.

No caso de Albergaria-a-Velha e Aveiro, as autarquias não avançaram com obras, devido ao elevado custo das reparações, e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro passou a pressionar o Governo para ser encontrada uma solução para o problema, tendo firmado em maio um acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

No âmbito dessa parceria, a APA executou os projetos das obras agora adjudicadas e apoiou a candidatura da CIRA ao respetivo financiamento pelo Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos.

"Este importante passo para a Região de Aveiro enquadra-se no âmbito do acordo celebrado entre Comunidade Intermunicipal e a APA, no qual foram estabelecidas as linhas de cooperação entre as duas entidades, visando a promoção da gestão integrada da Ria de Aveiro e do Baixo Vouga Lagunar, a sua qualificação e valorização", salienta a CIRA em nota informativa.

Pelo acordo com a APA, foi ainda criada uma comissão de acompanhamento para a gestão da Ria e do Baixo Vouga Lagunar, com representantes das duas entidades.

MSO // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.