Durão e Guterres optaram por responder por escrito à comissão de inquérito sobre a compra de material militar

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 16 set (Lusa) - Os ex-primeiros-ministros portugueses Durão Barroso e António Guterres preferiram responder por escrito à comissão de inquérito sobre a compra de material militar, informou hoje o deputado do CDS-PP Telmo Correia, que lidera os trabalhos.

A convocatória do presidente da Comissão Europeia cessante foi avançada pelo Bloco de Esquerda, secundada por PS e PCP, tendo a maioria, que se mostrara contrária à audição de antigos líderes de executivos, pedido a presença do atual Alto-Comissário para os Refugiados das Nações Unidas por "questões de equidade".

Ambos os requerimentos foram aprovados, mas existe a prerrogativa para Presidentes da República, Primeiros-ministros, assim como antigos titulares daqueles cargos de deporem por escrito, sem necessidade de se deslocarem ao Parlamento, algo justificado por Barroso e Guterres até pelo facto de se encontrarem no estrangeiro e em trânsito constante.

Os grupos parlamentares ficaram comprometidos a elaborar os respetivos questionários até às 18:00, devendo depois a mesa da Comissão Parlamentar de Inquérito aos Programas de Aquisição de Equipamentos Militares (aeronaves EH-101, P-3 Orion, C-295, F-16, torpedos, submarinos U-209 e blindados Pandur II) coligir as perguntas a serem enviadas.

Durão Barroso liderou o governo de coligação PSD/CDS-PP de 2002 a 2004, Guterres foi primeiro-ministro dos executivos minoritários socialistas entre 1995 e 1999 e entre 1999 e 2002.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.