Assembleia Municipal recusa proposta do BE sobre o Aleixo

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 16 set (Lusa) - O dossiê relativo ao Bairro do Aleixo teve uma passagem breve na Assembleia Municipal do Porto de segunda-feira, tendo-se resumido a uma iniciativa do Bloco de Esquerda (BE), que a maioria dos partidos ignorou e depois chumbou.

O BE propôs a "constituição de um grupo de trabalho, composto por representantes da Mesa da Assembleia Municipal e de cada um dos grupos municipais, para no prazo de 60 dias avaliar a situação da operação urbanística em curso nos terenos do Bairro do Aleixo e a participação do município" no fundo constituído em 07 de outubro de 2010.

Os bloquistas avançaram com esta iniciativa após as notícias que dão conta de aparentes problemas com esse fundo, criado para demolir o bairro do Aleixo. Participam nele o ex-selecionador nacional António Oliveira, a autarquia e a ESPART, através da Rioforte Investments (do Grupo Espírito Santo).

Rui Moreira ordenou ainda em abril ao gabinete interno de auditoria da Câmara a realização de um relatório sobre o processo.

Na Assembleia Municipal, o autarca reafirmou que "o relatório estará pronto ainda este mês", que só depois tomará uma "medida adequada" relativa ao Aleixo e que por isso, em seu entender, é "prematuro" avançar com qualquer iniciativa.

PS, PSD e o movimento Porto, O Nosso Partido, afeto a Rui Moreira, mantiveram-se em silêncio sobre o tema.

A proposta bloquista foi chumbada com 36 votos contra. Seis deputados votaram a favor e quatro abstiveram-se.

AYM // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.