Info

Semana Europeia de Mobilidade com participação de 62 municípios portugueses

| País
Fonte: Agência Lusa

Lisboa, 15 Set (Lusa) -- Sessenta e dois municípios portugueses vão assinalar, a partir de terça-feira, a Semana Europeia de Mobilidade, com mais 14 concelhos que na edição de 2013 a integrarem uma lista de 1.712 participantes, liderada pela Áustria, Espanha, Hungria e Itália.

Iniciativa do Conselho Europeu, a 13.ª edição da Semana Europeia de Mobilidade assinala-se até 22 de setembro, em várias cidades europeias e em alguns países fora da Europa, como Brasil, Equador, Japão.

Os registos na página oficial do evento indicam que este ano houve um aumento da participação portuguesa, após uma quebra no ano anterior, em cuja edição participaram 48 municípios.

Segundo o 'site' da coordenação nacional, a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), até hoje encontram-se registados, online, 62 municípios e 71 localidades.

O tema deste ano é "As Nossa Ruas, A Nossa Escolha" e pretende envolver os cidadãos para uma mobilidade sustentável e para uma vida saudável nas cidades.

Durante toda a Semana Europeia de Mobilidade, os 62 municípios portugueses organizam atividades como caminhadas, passeios de bicicleta, workshops, jogos tradicionais e aulas desportivas, de forma livre e gratuita, levando "os cidadãos e as autoridades locais a refletir sobre como pode ser melhorada a qualidade de vida".

Entre as propostas para melhorar a qualidade de vida nas cidades, a APA refere, na sua página de internet, a "requalificação do espaço público", privilegiando a existência de passeios pedonais e ciclovias, o uso de transportes públicos e a partilha de automóveis.

Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros, que se realiza no dia 22 de setembro, vai contar com a adesão de 30 municípios portugueses, entre eles Braga, Faro, Funchal, Leiria e Vila Real.

SYSM // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Nove pessoas detidas durante buscas relacionadas com furto de armas na PSP

Nove pessoas foram esta quarta-feira detidas na sequência da operação “Ferrocianeto” relacionada com o furto de armas na direção nacional da PSP, ocorrido em 2017, segundo a Procuradoria Geral da República (PGR).

Fábrica em Águeda que tinha sido evacuada já retomou a laboração

A fábrica da multinacional indiana Sakthi, em Águeda, no distrito de Aveiro, já retomou a laboração depois de ter sido evacuada esta quarta-feira de manhã após um derrame de material incandescente, disse à Lusa fonte dos bombeiros locais.

Acesso ao maciço central da Serra da Estrela encerrado devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está esta quarta-feira de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.