Pais de Celorico de Basto não deixam filhos ir à escola até quarta-feira

| Norte
Porto Canal / Agências

Celorico de Basto, 15 set (Lusa) - Os pais dos alunos que hoje impediram o início das aulas numa escola de Celorico de Basto reafirmaram à Lusa, após uma reunião no agrupamento, que até quarta-feira os filhos não frequentarão o estabelecimento.

De acordo com um presidente de junta, que participou na reunião, os encarregados de educação do Centro Escolar de Gandarela de Basto exigem que as turmas deixem de integrar alunos de mais do que um nível escolar.

Daniel Meireles, autarca da freguesia de Basto. S. Clemente, contou à Lusa que os pais apresentaram hoje uma proposta para que o número de turmas passe de seis para oito, o que permitiria "acabar com as turmas mistas".

O agrupamento foi informado que os encarregados de educação esperam uma resposta até quarta-feira, à tarde. Caso aquela pretensão não seja correspondida, os pais reunir-se-ão naquele dia para decidir o que fazer.

Hoje, de manhã, os pais impediram a abertura da escola, uma ação que foi apoiada por quatro juntas de freguesia do concelho de Celorico de Basto (Basto de S. Clemente, Vale de Bouro, Ribas, e União de Caçarilhe e Infesta).

O centro escolar tem 180 alunos, divididos por seis turmas.

Segundo o autarca ouvido hoje pela Lusa, 127 encarregados de educação subscreveram um documento de protesto.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.