Vítor Bento diz ter já sido iniciado processo para a "rápida venda" do Novo Banco

Vítor Bento diz ter já sido iniciado processo para a "rápida venda" do Novo Banco
| Economia
Porto Canal

O presidente demissionário do Novo Banco, Vítor Bento, disse hoje, numa comunicação interna aos colaboradores, ter já sido iniciado um processo para a "rápida venda" da instituição.

Segundo Vítor Bento, está "praticamente concluído o balanço de abertura do banco, não auditado, mas que permitirá um diálogo mais sólido com várias contrapartes dos negócios do banco e com as agências de 'rating'".

E entretanto, continua, "já foi encetado um processo para a rápida venda do banco, gerido pelo Fundo de Resolução e pelo Banco de Portugal".

O economista escreveu hoje aos colaboradores e aos clientes da instituição cartas nas quais justifica a saída do Conselho de Administração, destacando o "profissionalismo" e "experiência" do seu sucessor.

O primeiro-ministro afirmou hoje ser do "interesse de todos" vender o Novo Banco "nas melhores condições possíveis", depois de falar da saída da equipa de Vitor Bento da administração daquela instituição e de elogiar a intervenção do regulador.

"É do interesse de todos que este processo se possa desenvolver da forma mais expedita possível. Não é vender à pressa, amanhã, não há nenhuma razão para isso. É para vender nas melhores condições possíveis de modo a minimizar a incerteza", disse o chefe do Governo, que falava aos jornalistas à margem da abertura da sessão comemorativa do 35.º aniversário do SNS, em Lisboa.

As palavras do primeiro-ministro chegam um dia depois de o Banco de Portugal (BdP) ter confirmado que Eduardo Stock da Cunha foi o escolhido para suceder a Vítor Bento na liderança do Novo Banco, depois de o último ter pedido para deixar o cargo na semana passada, quase dois meses depois de ter sido nomeado.

A nova equipa de gestão do banco de transição que resultou da cisão do Banco Espírito Santo (BES) inclui ainda Jorge Freire Cardoso (administrador financeiro), Vítor Fernandes e José João Guilherme.

Eduardo Stock da Cunha desempenhava atualmente funções de diretor no Lloyds Banking Group (LBG), em Londres, depois de ter trabalhado vinte anos como administrador no Grupo Santander Totta e, mais tarde, no Sovereign Bank/Santander Bank N.A., nos Estados Unidos.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.