Esposende evoca centenário da 1.ª Grande Guerra com iniciativas até 2018

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 15 set (Lusa) - A Câmara de Esposende vai evocar, com iniciativas que arrancaram no sábado e se prolongarão até 2018, o centenário da 1.ª Grande Guerra (1914-1918), onde terão morrido 13 homens daquele concelho, informou hoje fonte municipal.

Segundo a fonte, que cita o investigador local Manuel Albino Penteado Neiva, consultor da comissão executiva da evocação, naquela guerra terão participado 197 homens do concelho de Esposende.

"Temos que honrar aqueles que nos honraram", afirmou, na abertura das comemorações, Penteado Neiva, refutando as críticas de quem entende que não faz sentido evocar no concelho aquele trágico acontecimento da história.

As comemorações arrancaram no sábado com a conferência "Esposende e a 1.ª Grande Guerra: Os homens e os acontecimentos" e a abertura da exposição "Novas da Guerra, Autores e Narrativas".

A exposição, patente na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, é uma mostra documental e fotográfica composta por obras impressas raras sobre este conflito trágico da história da humanidade, um friso cronológico sobre a participação de Portugal e exibição de filmes e documentários da época.

A próxima iniciativa prevista é a realização de um percurso evocativo da 1.ª Grande Guerra em Esposende, orientado por Albino Penteado Neiva, a ter lugar nos dias 27 de setembro e 4 de outubro e que pretende dar a conhecer espaços e memórias da participação de esposendenses naquele conflito mundial.

Em novembro, no dia 8, realiza-se uma visita ao Museu Militar do Porto, e no dia 22 terá lugar o lançamento do livro "Soldados com Rosto", da autoria de Albino Penteado Neiva.

O programa para 2015 inclui, a 10 de abril, a apresentação, pelo grupo de teatro da Juventude Unida de Marinhas, da peça "9 de abril ou o Coração Lusitano", um concerto pela Banda de Antas e duas exposições, nomeadamente a "Exposição sobre a participação de Portugal na 1.ª Grande Guerra e sobre a História da Humanidade", do Museu Militar de Lisboa, e "Esposende nas trincheiras".

Para 2016, prevê-se uma visita à região da Flandres e ao Cemitério Militar Português de Richebourg l'Avoué, em França, bem como a itinerância da exposição "Esposende nas trincheiras" pelas freguesias do concelho.

Para 19 de agosto de 2017 está prevista para a inauguração do Monumento aos Mortos da 1.ª Grande Guerra.

Antes disso, a 9 de abril, haverá uma missa com romagem aos cemitérios de Marinhas e de Fão.

A encerrar o programa evocativo, no dia 11 de novembro de 2018, Esposende acolherá uma conferência comemorativa do armistício.

O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, anunciou ainda a intenção do município de incluir no programa evocativo uma vigília pela paz, num evento que pretende "abrangente e com dimensão, ultrapassando os limites do concelho e até do distrito".

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.

Incêndio em habitação provoca dois feridos em Gondomar

Um incêndio numa habitação causou dois feridos, na tarde desta quinta-feira, em Baguim do Monte, na freguesia de Rio Tinto, em Gondomar, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.