Sinopec vai vender 30% das acções da empresa

| Economia
Porto Canal / Agências

Xangai, China, 15 set (Lusa) - A petrolífera chinesa Sinopec vai vender 30% das ações da empresa a investidores estrangeiros por mais de 17 mil milhões dólares norte-americanos (13,43 mil milhões de euros), numa altura em que o país investe em reformas económicas.

O Partido Comunista Chinês prometeu, numa reunião em novembro, que iria permitir que o mercado ocupasse um lugar "decisivo" na distribuição de recursos através de uma série de medidas, como incentivar empresas estatais e operar sob termos comerciais.

A medida, já proposta pela empresa em fevereiro, foi saudada pelos media oficiais que destacaram a Sinopec como sendo a primeira das três grandes companhias energéticas a introduzir regimes de propriedade diversificada.

No entanto, os investidores não se mostraram impressionados. Em Xangai, as ações da Sinopec desvalorizaram hoje 1,06%, enquanto em Hong Kong registaram uma descida de mais de 5%.

Segundo os termos definidos pela Sinopec, 25 investidores podem comprar 29,99% da empresa por 107 mil milhões de yuan (13,43 mil milhões de euros).

ISG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.