Penáltis dão empate entre Vitória e FC Porto

| FC Porto
Porto Canal

Vitória de Guimarães e FC Porto empataram hoje 1-1, na quarta jornada da I Liga de futebol, num jogo "nervoso" com golos de grandes penalidades e que esteve interrompido na primeira parte por desacatos nas bancadas.

O primeiro golo pertenceu aos portistas, por Jackson Martinez (quinto golo no seu jogo 100 na Liga portuguesa), aos 61 minutos, tendo respondido o Vitória aos 70, também através de um castigo máximo, muito contestado pelos "azuis e brancos", por Bernard (quarto golo do jovem ganês).

A partida ficou ainda marcada por um lance que terminou com a bola dentro da baliza vitoriana, golo que seria de Brahiki e que colocaria o FC Porto em vantagem, mas Paulo Baptista anulou por alegado fora-de-jogo do argelino que aparentemente não existiu.

Destaque no FC Porto para as saídas da equipa do lesionado Oliver e de Quaresma e Adrián Lopez (nem no banco se sentou) e para a entrada de Herrera, Ruben Neves e Quintero, enquanto Rui Vitória apresentou apenas uma alteração, fazendo estrear o defesa direito Bruno Gaspar devido ao castigo de Nii Plange.

Foi um jogo equilibrado, mas com sinal mais do FC Porto, que esteve mais perto de vencer a partida, sobretudo na segunda parte.

A melhor oportunidade de golo dos primeiros 45 minutos parte pertenceu aos visitantes e nasceu de um pontapé de baliza de Fabiano: Bruno Gaspar e Defendi confundiram-se e falharam o corte, Brahimi isolou-se frente a Douglas, mas rematou contra o guarda-redes brasileiro (31).

O jogo esteve depois interrompido durante quase sete minutos por desacatos na bancada afeta às claques do Vitória, sem que, no momento, se tenha percebido o motivo. Alguns adeptos saltaram mesmo para o recinto de jogo, o que fez com que o árbitro auxiliar tenha dado indicação a Paulo Baptista que não estavam reunidas as condições de segurança para o jogo prosseguir.

O Vitória entrou melhor na segunda parte e Julen Lopetegui não gostava do que via, mexendo cedo na sua equipa, colocando Evandro (saiu Ruben Neves), recuando Herrera para o seu lugar natural, o de '8', e conferindo um pendor mais ofensivo ao seu meio-campo.

Aos 60 minutos, Brahimi fugiu a Bruno Gaspar que, já dentro da área, agarrou e derrubou o jogador argelino. Na conversão da respetiva grande penalidade, Jackson Martinez fez o primeiro golo da partida.

Contudo, quando parecia ter o jogo controlado, uma grande penalidade duvidosa de Jackson sobre André deu ao Vitória a possibilidade de empatar, que Bernard não enjeitou, convertendo-a no seu quarto golo no campeonato.

Pouco depois, Brahimi chegou a colocar a bola na baliza, aproveitando o muito espaço concedido mais uma vez por Bruno Gaspar, mas o lance foi invalidado por um fora-de-jogo duvidoso.

O FC Porto lançou-se na busca do golo que lhe daria o triunfo e aos 84 minutos esteve muito perto disso quando Jackson falhou de forma incrível o desvio que parecia fácil.

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória de Guimarães - FC Porto, 1-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Jackson Martínez, 61 minutos (grande penalidade).

1-1, Bernard, 69 (grande penalidade).

Equipas:

- Vitória de Guimarães: Douglas, Bruno Gaspar, Defendi, João Afonso, Traoré, Cafú, André André, Bernard (Bouba Saré, 90+2), Hernâni (Bruno Alves, 75), David Caiado (Gui, 67) e Tomané.

(Suplentes: Assis, Josué, Bouba Saré, Bruno Alves, Gui, Knezevic e Alvez).

Treinador: Rui Vitória.

- FC Porto: Fabiano, Danilo, Martins Indi, Maicon, José Ángel, Casimiro, Rúben Neves (Evandro, 54), Herrera (Aboubakar, 90), Quintero (Cristian Tello, 64), Brahimi e Jackson Martínez.

(Suplentes: Andrés Fernandez, Ricardo, Marcano, Evandro, Quaresma, Cristian Tello e Aboubakar).

Treinador: Julen Lopetegui.

Árbitro: Paulo Batista (Portalegre).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Bruno Gaspar (60), Maicon (64), Tomané (64), Evandro (68), Jackson Martínez (69), Brahimi (74), Gui (76), Casimiro (81) e Bernard (90+1)

Assistência: 25.358 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.