Primeiro-ministro ucraniano afirma que Putin quer eliminar país

Primeiro-ministro ucraniano afirma que Putin quer eliminar país
| Mundo
Porto Canal

O objetivo de Vladimir Putin é "eliminar a Ucrânia" como Estado independente, acusou hoje o primeiro-ministro ucraniano, apelando aos Estados Unidos e à União Europeia para garantirem o plano de paz na Ucrânia.

"O objetivo final de Vladimir Putin não é só as regiões (separatistas do leste) de Donetsk e de Lugansk, ele quer a Ucrânia toda" e "eliminar a Ucrânia como Estado independente", declarou o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Iatseniouk, que falava durante uma conferência internacional anual consagrada à estratégia pró-europeia da Ucrânia.

"Ele não consegue aceitar a ideia de que a Ucrânia faça parte da família europeia, ele quer restaurar a União soviética", adiantou, numa altura em que Kiev se prepara para ratificar na terça-feira o acordo histórico de associação com a UE.

Segundo Iatseniouk, a próxima etapa seria a criação de um "corredor" a ligar a fronteira russa à península ucraniana da Crimeia, anexada pela Rússia em março, que passaria por numerosas regiões do sul da Ucrânia.

Iatseniouk considerou "prematuro" falar de uma solução oito dias depois da entrada em vigor de um cessar-fogo acordado entre Kiev e os separatistas pró-russos com a participação da Rússia e a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

"Um acordo bilateral (de paz) com a Rússia não é a melhor (ideia). Eu apoio o denominado formato de Genebra com os Estados Unidos, a UE e a Rússia, nós não somos suficientemente fortes para entrar em negociações bilaterais com a Rússia", adiantou.

A Ucrânia e os Ocidentais acusam a Rússia de armar os rebeldes pró-russos e de ter enviado tropas regulares para o leste da Ucrânia, mas a Rússia desmente.

A ideia do cessar-fogo concluído em Minsk "é parar o massacre" do conflito de cinco meses, do qual já resultaram mais de 2.700 mortos, sublinhou o primeiro-ministro.

"Eu ficaria feliz que a paz se instalasse no meu país mas a questão é a que preço", sublinhou.

"Vamos bater-nos pelo nosso país e pela nossa independência", concluiu.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.