Polis investe mais 450 mil euros para defender praia de Ofir, Esposende

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 12 set (Lusa) - A Polis Litoral Norte abriu concurso público, por 450 mil euros, para a segunda fase da empreitada de reforço do sistema dunar e proteção da linha de costa da praia de Ofir, em Esposende, informou hoje aquela sociedade.

Em comunicado, a Polis acrescenta que aquela empreitada se tornou necessária na sequência das "fortes intempéries" ocorridas no último inverno, que causaram o desaparecimento generalizado de areias e a destruição de infraestruturas na praia de Ofir.

Nesta praia, já teve lugar uma primeira intervenção, com carácter mais urgente e transitório, que visou garantir as condições imediatas de segurança na zona, mantendo-a apta para uso durante a época balnear de 2014.

Esta primeira intervenção consistiu na recarga de areias através da ripagem da zona entre marés e reposição do perfil natural da praia.

A segunda fase enquadra-se numa estratégia de reforço dos sistemas dunares, arribas e outros elementos da linha de costa, com vista à preservação dos ecossistemas naturais e proteção de pessoas e bens.

Inclui medidas corretivas de erosão superficial (reperfilamento complementar de areia na praia) e ainda ações de reordenamento de áreas construídas em zonas de risco e consequente reposição das condições de ambiente natural (reposição da estrutura de defesa em blocos de enrocamento, reforço da escada de acesso à praia, reconstrução do muro de defesa costeira e repavimentação das áreas danificadas na praceta).

A empreitada, a iniciar previsivelmente no início de 2015, tem um prazo de execução de 120 dias.

A Polis Litoral Norte, constituída entre o Estado e os municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, tem como objeto a intervenção numa faixa costeira de 50 quilómetros na Região Norte, integrando ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Coura, Âncora, Lima, Neiva e Cávado, numa extensão de, aproximadamente, 30 quilómetros.

A área de intervenção totaliza cerca de cinco mil hectares e integra o Parque Natural do Litoral Norte.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.