PSI20 em queda depois de Cavaco rejeitar proposta de remodelação governamental

PSI20 em queda depois de Cavaco rejeitar proposta de remodelação governamental
| Economia
Porto Canal

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, seguia em queda, em contraciclo com a restante Europa, depois do Presidente da República rejeitar uma remodelação governamental e propor um acordo de salvação nacional até às eleições em 2014.

Às 08:25, o PSI20 seguia a deslizar 0,82% para 5.500,87 pontos, o pior desempenho em toda a Europa, com 16 títulos negativos, um inalterado e três positivos.

Cavaco Silva propôs na quarta-feira, numa comunicação ao país, um "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS que permita cumprir o programa de ajuda externa e que esse acordo preveja eleições antecipadas a partir de junho de 2014.

Cavaco Silva considerou também “extremamente negativo para o interesse nacional" a realização imediata de eleições legislativas antecipadas.

A declaração do Chefe de Estado surgiu depois de ter ouvido todos os partidos com representação parlamentar e com os parceiros sociais e na sequência do pedido de demissão apresentado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, no dia 02 de julho.

Na bolsa, a banca, mais sensível ao risco da República em situação de instabilidade política, era o setor que mais pressionava as negociações, afundando 3,21 por cento.

As ações do Banif, que iniciou na segunda-feira a segunda fase do plano de capitalização, eram as que mais perdiam, com uma queda de 6,67% para 0,06 euros, seguidas do BCP, que recuavam 4,3% para 0,09 euros.

O BPI e o BES, por sua vez, perdiam 4,03% e 3,35% para 0,88 e 0,61 euros.

Em queda seguem ainda os pesos-pesados Portugal Telecom (-0,6%), Jerónimo Martins (-0,25%), Galp Energia (-0,04%) e EDP (-0,04%).

Em terreno positivo seguia a Cofina e a EDP Renováveis, com ganhos de 1,4% e 0,35% para 0,44 e 4,01 euros.

Lisboa seguia a contrariar o sentido das principais praças europeias, em alta acentuada, depois das declarações do presidente da Reserva Federal dos EUA, Ben Bernanke, que garantiu que a economia do país continua a precisar de estímulos.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.