Monumentos do Douro são palco para concertos a oito mãos

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 12 set (Lusa) -- A segunda edição do festival "Oito mãos, monumentos com música dentro" arranca sábado, no Santuário de São Salvador do Mundo, concelho São João Da Pesqueira, estendendo-se até 12 de outubro para unir sítios emblemáticos às notas musicais.

O evento é promovido pela empresa De Mi Para Si - Promoção de Eventos e conta com o apoio dos municípios envolvidos e da junta de freguesia de Provesende.

O festival começa sábado, no Santuário de São Salvador do Mundo, no concelho de São João da Pesqueira, que é considerado o maior do Alto Douro Vinhateiro e é constituído por um conjunto de capelinhas que se erguem ao longo do monte, remontando as mais antigas ao século XVI.

Aqui existe também um miradouro, que se ergue sobre o rio Douro e que serviu muitas vezes de local de inspiração do escritor transmontano Miguel Torga.

E é, neste local emblemático, que se vai poder ouvir o concerto do quarteto de acordeões "Bayan Quartet".

Os restantes oito concertos agendados para esta edição vão ter como palcos ainda a Capela Nova (Vila Real), Capela Nossa Senhora do Monte (Penedono), Igreja Matriz de Provesende (Sabrosa), Convento de São Filipe Néry (Freixo Espada à Cinta), Igreja de Pensalves (Vila Pouca de Aguiar), Igreja Matriz de Tabuaço e Convento de Tarouca.

Seis fins de semana depois, o festival termina, a 12 de outubro, na Igreja do Desterro, no concelho de Lamego.

A organização disse, em comunicado, que se trata de um evento "singular porque todos os concertos se realizam em monumentos classificados ou de interesse público e promove, em exclusivo, as formações musicais em quarteto".

"É assumindo esta diferença que este original evento dá continuidade ao seu objetivo de aliar um espantoso património à excelência da música", salientou.

Para além do "Bayan quartet", o programa contempla ainda as atuações dos "Tutti Flauti" - quarteto de flautas, "Claustros Ensemble" - quarteto de sopros e percussão, "Quarteto Assai" - quarteto de sopros de madeira, "Portocello - quarteto de violoncelos e "Lulavai" - quarteto de harpas.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.