Teatro Municipal de Bragança abre temporada com homenagem ao Abade de Baçal

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 12 set (Lusa) -- O Teatro Municipal de Bragança (TMB) abre, no sábado, a nova temporada a comemorar uma década de existência em livro e com um novo espetáculo dedicado a um vulto da cultura transmontana, o Abade de Baçal.

A principal sala de espetáculos da cidade reabre as portas, depois da habitual pausa em agosto, com a peça "O Abade: a vida de um homem que andava a pé" e a apresentação do livro "Teatro Municipal de Bragança 10 anos".

Este espaço cultural completou uma década a 31 de janeiro e vai prolongar as comemorações até ao final do ano com novos eventos a somar aos mais de mil espetáculos e mais de 200 mil espetadores que acolheu desde a abertura.

O livro que assinala a data reúne, como contou hoje à Lusa a diretora Helena Genésio, 80 testemunhos de criadores, músicos e companhias, entre outros que por ali passaram, e será apresentado no sábado por Maria João Vicente, do Teatro da Garagem.

A companhia de Lisboa tem sido uma presença constante no teatro de Bragança e aceitou o desafio lançado por Helena Genésio para preparar um espetáculo para a nova temporada "à volta de uma figura" da região.

A escolhida foi o Abade de Baçal, considerado um vulto da cultura transmontana que ao longo da sua vida foi recolhendo vestígios arqueológicos e registando tradições e a cultura do povo transmontano reunidos numa obra com 12 tomos.

O espólio do abade está reunido no museu regional que dirigiu e que foi batizado com o seu nome e que é um espaço cultural de referência em Bragança.

O diretor e encenador do Teatro da Garagem, Carlos Pessoa, escreveu o texto que vai ser posto em cena por 15 atores entre elementos da companhia e gente da comunidade local.

"O mais novo em palco tem 15 anos e o mais velho 82 anos", realçou a diretora do TMB.

Este espetáculo mostra "coisas novas" sobre o quotidiano do Abade de Baçal, "coisas que não vêm nos livros, mas que andam na boca do povo", como contou.

A peça é feita de pequenas curiosidades como a animosidade que o abade tinha à água e que o tornou conhecido na região pelo seu "típico cheiro" que o barrou à porta de um museu em Lisboa, onde foi falar com o amigo e estudioso Leite Vasconcelos.

"É um pouco a imagem do abade mais homem, com os seus defeitos, as suas descrenças", concretizou Helena Genésio sobre a visão apresentada desta figura emblemática que poucos saberão "não era bem visto no seio da própria Igreja".

A sala já está esgotada para a estreia, garantiu a diretora.

As comemorações dos 10 anos do Teatro Municipal de Bragança encerram a 31 de dezembro com a apresentação de mais um livro sobre este espaço, desta feita uma publicação de fotografias da autoria da fotógrafa transmontana Maria Adelina Sousa.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.