Autarca fala em "momentos de pânico" vividos de madrugada no concelho de Torre de Moncorvo

Autarca fala em "momentos de pânico" vividos de madrugada no concelho de Torre de Moncorvo
| Norte
Porto Canal

O presidente da Junta de Carviçais, Torre de Moncorvo, disse à Lusa que, durante a madrugada de hoje, se viveram "momentos de pânico" na localidade, devido ao incêndio que lavra na região desde terça-feira.

"Vivemos uma situação muito complicada, já que o incêndio lavrava em várias frentes, tendo chegado mesmo a ameaçar um armazém de produtos para a construção civil e combustíveis, um restaurante e uma unidade de turismo rural", disse José Teixeira à agência Lusa.

A aldeia esteve "praticamente cercada pelo fogo", disse o autarca, reconhecendo que "há bombeiros de várias zonas do país [envolvidos no combate às chamadas] que não conhecem os acessos, o que dificulta a ação no terreno".

Segundo José Teixeira, só depois das 04:00 de hoje é que a situação na aldeia de Carviçais ficou "mais controlada".

"O problema deste incêndio é que foi um ano muito chuvoso e as populações não tiveram cuidadosos com a limpeza das matas e, depois, pagam todos pela mesma medida, o que é uma chatice" acrescentou.

O autarca adiantou que, cerca das 09:30, a situação estava mais calma, mas o vento está sempre a mudar de direção.

Os meios de combate no teatro de operações foram, esta manhã, reforçados com dois aviões bombardeiros espanhóis.

O fogo, que deflagrou às 13:47 de terça-feira, tinha às 09:15 de hoje três frentes ativas.

No combate a este incêndio estavam, à mesma hora, 724 homens, apoiados por 193 veículos e cinco meios aéreos, sendo dois destes aviões bombardeiros espanhóis.

O incêndio já consumiu algumas centenas de quilómetros quadrados de culturas como o amendoal, olival, sobreiros e algumas hortas.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.