Risco extremo e muito alto de exposição à radiação UV em quase todo o país

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) - Todo o território nacional, com exceção das regiões do Porto, Braga e Viana do Castelo, apresenta hoje risco extremo e muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, a região do Funchal e a ilha do Porto Santo apresentam risco extremo enquanto o resto do país está com valores muito altos.

No caso do Funchal e do Porto Santo, que apresenta risco extremo, o IPMA aconselha a população daquela região a evitar o mais possível a exposição ao sol.

Quanto ao risco muito alto de exposição à radiação UV, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, sendo o máximo o 11.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado por nuvens baixas no litoral oeste em especial até ao final da manhã e para o final do dia, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco.

Está também previsto aumento temporário de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior Norte com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, vento em geral fraco do quadrante oeste.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida das temperaturas mínima e máxima, mais significativa na região sul.

Na Madeira prevê-se céu limpo e vento fraco e nos Açores esperam-se períodos de céu muito nublado e vento fraco.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Faro prevê-se uma máxima de 29 graus Celsius, no Porto 23 graus, em Castelo do Branco e Bragança 34, em Portalegre 32, em Évora e Beja 33, em Vila Real 36, na Guarda 31, no Funchal 28, em Ponta Delgada 23, em Angra do Heroísmo 24 e em Santa Cruz das Flores 25.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.