Treze concelhos sob risco máximo de incêndio

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) -- Treze concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Coimbra e Viseu estão hoje sob risco máximo de incêndio, apesar da previsão da descida de temperaturas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, sob risco máximo de incêndio estão os concelhos de Monchique (Faro), Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda) e Tarouca, Moimenta da Beira e Sernancelhe (Viseu)

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 137 incêndios que foram combatidos por 2.485 operacionais, com o auxílio de 656 veículos.

Às 07:30, mantinha-se ativo o incêndio em Picães/Ferradosa, no concelho de Alfândega da Fé, que deflagrou às 13:47 de terça-feira.

Este fogo, que tinha às 06:15 quatro frentes ativas, estava a essa hora ser combatido por 721 bombeiros, apoiados por 168 veículos.

A ANPC informa ainda que o incêndio na localidade de Vilares, concelho de Trancoso, distrito da Guarda, foi dado como dominado às 06:35.

O fogo em Vilares, que deflagrou na quarta-feira às 14:22, estava a ser combatido por 143 operacionais, apoiados por 34 veículos, e foi considerado dominado às 06:35.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.