Município de Pequim quer "usar Macau como plataforma" para os países lusófonos

| Economia
Porto Canal / Agências

Pequim, 11 jul (Lusa) - O município de Pequim quer "usar Macau como plataforma para ampliar a sua influência nos países de língua portuguesa", disse o presidente do governo da capital chinesa, Wang Anshun, citado hoje pelo jornal China Daily.

Em 2012, o comércio entre Pequim e Macau aumentou 22 %, para 350 milhões de dólares (266,4 milhões de euros) e, segundo Wang Anshun, o seu município - com uma área idêntica a metade da Bélgica e 20 milhões de habitantes - quer "alargar a cooperação económica" com aquela Região Administrativa Especial, indicou o jornal.

Óleo refinado e telemóveis são as principais exportações de Pequim para Macau, que no conjunto somaram 348 milhões de dólares (264,9 milhões de euros).

No segundo Simpósio de Cooperação e Intercâmbio Pequim-Macau, realizado na quarta-feira no território governado outrora por Portugal, Wang Anshun manifestou-se explicitamente interessado nas áreas do turismo e das "indústrias criativas e culturais", noticiou o China Daily.

A ligação à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa "é uma grande vantagem de Macau" e permite ao território "servir de plataforma para um mercado com quase 300 milhões de pessoas", realçou o presidente do Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau, Jackson Chang, citado também pelo jornal.

Pequim é um dos quatro municípios chineses diretamente dependentes do governo central chinês, gozando de um estatuto igual ao de uma província, e Macau, integrado na República Popular da China em 20 dezembro de 1999, é uma Região Administrativa Especial, com moeda própria, a pataca, e "alto grau de autonomia".

O valor do Produto Interno Bruto per capita em Macau atingiu os 76.588 dólares (58.301 euros) em 2012, cinco vezes mais do que em Pequim, refere o China Daily.

AC // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.