Incêndios: Bombeiros esperam dominar fogo de Trancoso durante a madrugada

| País
Porto Canal / Agências

Trancoso, 10 jul (Lusa) - O incêndio florestal que lavra desde as 14:22 de hoje no concelho de Trancoso não coloca povoações em perigo e deverá ser dominado durante a madrugada, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

Segundo o Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro (CODIS) da Guarda, António Fonseca, que se encontra no local do incêndio, pelas 22:10 o fogo estava ativo, com duas frentes.

"[O incêndio] não está ainda dominado, embora já seja de menor dimensão", adiantou o mesmo responsável, admitindo que as chamas possam ser debeladas "durante a madrugada".

A "cabeça do incêndio", que se dirigia para a localidade de Póvoa do Concelho, foi dominada "no final da tarde" e as chamas progridem agora em dois flancos.

"A cabeça do incêndio está extinta, a frente norte tem cerca de 88 por cento da área extinta e temos agora que trabalhar mais afincadamente na frente sul, que está apenas 20 por cento extinta", explicou António Fonseca.

O comandante operacional observou que a noite dificulta o trabalho dos bombeiros no terreno, mas, se as atuais condições se mantiverem, a situação poderá ficar resolvida "durante a madrugada".

O CODIS referiu que "não há povoações em perigo" e que durante a tarde, na área destruída pelas chamas, "não houve danos em habitações nem em pessoas".

António Oliveira relatou que a aldeia de Feital ainda esteve ameaçada pelo fogo, que "andou nas zonas periféricas de hortas", não havendo "notícia de danos em habitações".

A constante mudança da direção do vento dificultou o combate ao incêndio durante a tarde, embora com o cair da noite o vento tenha acalmado, fazendo-se apenas sentir nas zonas mais altas, acrescentou.

"A situação está mais calma do que durante o dia", garantiu António Fonseca.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda disse à Lusa que estão no terreno 149 homens e 36 viaturas.

ASR // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).