Grupo José de Mello lança oferta concorrente à Espírito Santo Saúde

Grupo José de Mello lança oferta concorrente à Espírito Santo Saúde
| Economia
Porto Canal

O grupo José de Mello Saúde (JMS) anunciou hoje ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição da Espírito Santo Saúde para concorrer com o grupo mexicano Ángeles, cujo investimento total poderá chegar aos 420 milhões de euros.

A oferta foi comunicada hoje de manhã à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e implica uma contrapartida de 4,40 euros por ação, acima dos 4,30 (mais 2,3%) oferecidos pelo grupo Ángeles, estando condicionada à aquisição de, pelo menos, 50,01% do capital do grupo dono do Hospital da Luz.

Antes do anúncio, a CMVM deliberou, pelas 08:05, a suspensão da negociação das ações da Espírito Santo Saúde, numa altura em que os títulos seguiam a valorizar 0,3%, para 4,40 euros, o valor oferecido pela José de Mello.

Os intermediários financeiros desta operação são o Banco Santander Totta e o Caixa Banco de Investimento.

A contrapartida oferecida contempla um prémio de 21,78% relativamente à cotação do fecho de mercado no dia do anúncio preliminar da oferta original, a 19 de agosto, e de 37,5% face à cotação da Oferta Pública de Venda da Espírito Santo Saúde, realizada a 12 de fevereiro.

“O sucesso desta oferta permitirá criar um grupo nacional de dimensão europeia na área da saúde, com solidez financeira, capacidade de investimento e mantendo os mais elevados padrões de serviço, alicerçados numa experiência de 70 anos que colocou a José de Mello Saúde como uma referência do sector em Portugal”, refere a JMS em comunicado.

A aquisição da Espírito Santo Saúde permitirá ainda, de acordo com o grupo, consolidar o estatuto de entidade geradora de emprego qualificado, com capacidade de inovação clínica e de prestação de cuidados de saúde de acordo com as melhores práticas internacionais, assumindo-se como um centro de competência português com projeção internacional.

Segundo o presidente da José de Mello Saúde, Salvador de Mello, citado na mesma nota enviada pelo grupo, a oferta pretende “fortalecer o sector em Portugal, melhorando o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde e prestando um serviço de qualidade, que sempre foi apanágio do grupo”.

“Nunca escondemos que estaríamos disponíveis para explorar novas oportunidades de crescimento, particularmente em Portugal, e esta oferta sobre a Espírito Santo Saúde parece-nos uma boa oportunidade, tanto para a estratégia de consolidação da José de Mello Saúde, como para os acionistas da Espírito Santo Saúde”, acrescentou o responsável que falará hoje, pelas 11:00, em conferência de imprensa na sede do grupo.

A José de Mello Saúde obteve um lucro líquido de 14 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, conseguindo proveitos operacionais de 263 milhões de euros e um EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 32 milhões de euros.

Nos seis primeiros meses do ano, o grupo conseguiu ainda reduzir a sua dívida líquida para 70 milhões de euros.

Considerando o exercício de 2013, refere-se na nota, os proveitos operacionais da José de Mello Saúde e Espírito Santo Saúde juntas rondariam os 867 milhões de euros, com o EBITDA a ascender a 104 milhões de euros.

Esta operação está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência e do Ministério da Saúde.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.