Inquérito/Swap: "Houve um julgamento na praça pública", diz Teixeira dos Santos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jul (Lusa) - O ex-ministro das Finanças socialista Teixeira dos Santos defendeu hoje, no parlamento, que "houve um julgamento na praça pública, tipo à velha Santa Inquisição, de destituição dos gestores públicos" no âmbito do processo dos 'swap'.

"Houve um julgamento na praça pública, tipo à velha Santa Inquisição, de destituição dos gestores públicos por causa disto, sem um efetivo apuramento das responsabilidades", criticou o antigo governante, na comissão parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro ('swap') por Empresas do Setor Público, onde está a ser ouvido.

A investigação aos contratos derivados de taxa de juro ['swap'] subscritos por várias empresas públicas, sobretudo da área dos transportes, detetou contratos problemáticos com elevadas perdas potenciais para o Estado.

Este caso já levou à demissão de dois secretários de Estado (Juvenal Peneda e Braga Lino) e de três gestores públicos (Silva Rodrigues, Paulo Magina e João Vale Teixeira).

Teixeira dos Santos comentou a retirada de confiança aos gestores públicos, considerando que "é um argumento político" já que "ninguém foi acusado de gestão danosa".

"Que eu saiba, ninguém foi acusado de gestão danosa e isso para mim é revelador", acrescentou o antigo governante, que foi chamado à comissão de inquérito para esclarecer a transição de pasta com o seu sucessor, Vítor Gaspar.

Em resposta à terceira ronda de questões, o ex-ministro das Finanças considerou que na comissão se tem assistido a "um branqueamento para assacar responsabilidades ao Governo anterior".

"Houve desvios colossais à verdade", acrescentou.

Teixeira dos Santos reiterou que passou informação sobre a existência de dois despachos do seu secretário de Estado, Costa Pina, relativos a estes contratos, lamentando que o executivo tenha demorado "dois anos" a "fazer alguma coisa" em relação aos contratos 'swap'.

JNM /JMG // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".