Poupança das famílias sobe em Agosto e atinge valor superior a Novembro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 set (Lusa) -- A poupança das famílias portuguesas voltou a subir em agosto pelo quarto mês consecutivo, para o valor mais elevado desde novembro, segundo o indicador de poupança APFIPP/Universidade Católica divulgado hoje.

Em agosto, o indicador de poupança APFIPP/Universidade Católica atingiu 122,3 depois de em julho ter atingido os 119. Este é o valor mais alto desde novembro, quando o indicador alcançou os 120,1.

O indicador de confiança atingiu um pico no verão de 2013, aproximando-se dos 130, e desde então que vinha a descer, atingindo, em abril os 112,1.

"Com as subidas mais acentuadas que se verificaram no indicador nos meses de julho e agosto fica contrariada a tendência descendente da poupança das famílias que se vinha verificando nos meses anteriores", indica o Centro de Estudos Aplicados da Católica em comunicado.

Este mês o indicador de poupança APFIPP/Universidade Católica inclui os dados das Contas Nacionais do segundo trimestre de 2014 divulgadas com o Instituto Nacional de Estatística, já de acordo com o novo Sistema Europeu de Contas e com a nova base 2011, e com os dados da poupança financeira do primeiro trimestre do ano divulgados pelo Banco de Portugal.

O indicador de poupança APFIPP/Universidade Católica procura antecipar a evolução da taxa de poupança das famílias portuguesas em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), corrigida de efeitos de sazonalidade, e resulta da análise ao comportamento de um conjunto alargado de fontes estatísticas.

O indicador de poupança assumiu o valor 100 no último trimestre de 2000 quando a taxa de poupança foi de cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB).

Assim, cada 12,5 pontos do indicador representam cerca de 1% do PIB. Quando o indicador atinge o valor 125 a poupança das famílias é cerca de 10% do produto.

SP (IYS) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.