Governo: BE acusa PR de querer "tutelar a democracia" com solução que não resolve crise

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jul (Lusa) - O BE acusou hoje o Presidente da República de querer "tutelar a democracia, o Governo e um futuro ciclo eleitoral", advertindo que a solução proposta por Cavaco não tem enquadramento constitucional e não resolve a crise política.

"O Presidente Cavaco Silva, nesta sua intervenção, ao reconhecer a fragilidade desta maioria e desta coligação, teria uma fortíssima razão não para procurar tutelar a democracia e o regime político português, tutelando quer um futuro e um imaginário governo, quer um próximo ato eleitoral, mas sim simplesmente convocar eleições antecipadas", defendeu o coordenador bloquista, João Semedo.

O líder do BE falava aos jornalistas no parlamento após a declaração do Presidente da República ao país, em que defendeu um "compromisso de salvação nacional" entre PSD, PS e CDS que permita cumprir o programa de ajuda externa e que esse acordo preveja eleições antecipadas a partir de junho de 2014.

"Este apelo ao PS contraria tudo aquilo que temos ouvido a direção do PS dizer, não acredito que o PS, que tem vindo a sublinhar a sua política de oposição a esta maioria, venha agora dar a mão a uma maioria que está caduca e decadente", observou João Semedo.

ATF// SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.