Governo: PCP acusa PR de promover "negociata política" e calar voz do povo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jul (Lusa) - O secretário-geral do PCP acusou hoje o Presidente da República de ser "cúmplice" de uma "negociata política", ao propor um acordo entre PSD, PS e CDS-PP, e reinvindicou novamente o direito constitucional de eleições.

"O Presidente, cúmplice com esta política e este Governo, passa a promotor desta negociata política em que a importância da opinião e a decisão de voto, esse direito fundamental dos portugueses, foi profundamente maltratado, na medida em que não admite que o povo português possa decidir pela votação sobre outras soluções políticas para o nosso país", afirmou Jerónimo de Sousa, no Parlamento.

Cavaco Silva, em comunicação ao país, propôs um "compromisso de salvação nacional" entre sociais-democratas, socialistas e democratas-cristãos, para permitir cumprir o programa de ajuda externa, embora prevendo o cenário de eleições legislativas antecipadas, em junho de 2014.

O líder comunista considerou que o chefe de Estado voltou a patrocinar a "submissão ao pacto de agressão e à política de direita e aos novos colonialistas" e "deu aval à política e ao caminho de desastre em Portugal".

"Verificou-se a linha de chantagem e de pressão que se tem abatido sobre o povo português, sempre falando dos mercados e compromissos externos e nunca sobre as pessoas e a situação em que se encontram. Estamos numa crise económica, política, social e até ética resultante de uma política que transformou num inferno a vida de muitos portugueses", continuou o deputado do PCP.

Jerónimo de Sousa defendeu que "o povo português tem o direito de decidir o seu futuro coletivo" e que o Presidente da República "não pode vir dizer que as eleições têm de ter como resultado a continuação da mesma política, de um governo identificado com a 'troika'".

"E se o povo português quiser uma coisa diferente? Não tem direito de escolher uma alternativa política?", questionou.

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.