Moedas com a pasta da Ciência é uma péssima notícia para o povo europeu -- BE

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 set (Lusa) - O Bloco de Esquerda (BE) considerou hoje que a atribuição a Carlos Moedas da pasta da Ciência na Comissão Europeia é uma derrota para o Governo português e uma péssima notícia para o povo europeu.

"É uma péssima notícia para o povo europeu, porque facilmente se percebe que Carlos Moedas não tem quaisquer pergaminhos na área da educação e ciência", declarou a deputada e dirigente do BE Mariana Mortágua aos jornalistas, na Assembleia da República.

"Quais são os créditos de Carlos Moedas para ocupar a pasta da investigação e de educação? Não tem nenhuns créditos, nenhuma experiência na matéria, não há nenhum racional para ocupar esta pasta", defendeu Mariana Mortágua.

Admitindo que "esta pasta poderia ser relevante nas mãos de alguém que acredite no investimento público na educação", a deputada do BE referiu que o ex-secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro "vem da Goldman Sachs" e pertenceu a um Governo que tem estado a "destruir a ciência e a educação em Portugal".

Por outro lado, Mariana Mortágua sustentou que a atribuição desta pasta a Carlos Moedas "é uma derrota para o Governo português" liderado por Pedro Passos Coelho, porque "não conseguiu a pasta de relevo" que pretendia, "apesar de tudo ter feito para agradar a Merkel".

"O que sabemos é que o Governo queria a pasta do emprego, não queria a pasta da investigação. Nunca ouvimos nenhum membro do Governo manifestar nenhum interesse nesta pasta, nunca foi esse o objetivo", alegou.

A deputada do BE condenou, em termos gerais, as escolhas de Jean Claude-Juncker para a Comissão Europeia, considerando-as "uma péssima notícia para o povo europeu".

"O que temos são os líderes da direita ultra radical a tomar conta de pastas essenciais, como o emprego, temos homens escolhidos da Grã-Bretanha, sítio da liberalização financeira, a ocupar pastas de estabilização financeira, temos a Europa da finança e da austeridade a tomar conta do povo europeu", apontou, concluindo: "Temos a Europa da austeridade no poder, e por isso o povo português não pode esperar nada de bom desta Comissão Europeia".

IEL // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.