Portugal em penúltimo lugar de "campeonato da competitividade" internacional - Estudo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 mai (Lusa) -- Portugal ficou em penúltimo lugar, empatado com Itália e Espanha e à frente da Grécia, num 'ranking' de competitividade que compara oito economias europeias, realizado para a Caixa Geral de Depósitos (CGD) pela Augusto Mateus & Associados e hoje divulgado.

Numa nota temática da CGD intitulada "O campeonato da competitividade: O caso de Portugal", o autor Rui Moreira de Carvalho colocou o país face a Espanha, Itália, Grécia, Hungria, Eslováquia, República Checa e Polónia, constatando que "as economias do alargamento da União Europeia de 2004 surgem mais bem posicionadas do que as parceiras do sul europeu".

No que diz respeito ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o estudo realça que o contributo da procura interna "tem sido mais intenso na Polónia, sendo mesmo o único dos oito países que contou com a procura interna para crescer em 2012. Inversamente, é em Portugal e na Grécia que a procura interna mais tem contribuído para a contração da economia no conjunto da UE27".

Para o presidente da comissão executiva da CGD, José de Matos, o documento expõe "as oportunidades de melhoria da competitividade da economia portuguesa nos domínios do crescimento, do emprego, do investimento, da globalização, do endividamento e da estratégia Europa 2020".

Nesse sentido, o estudo conclui que, em termos de crescimento, Portugal "ocupa a quarta posição entre as oito economias selecionadas", apresentando o segundo pior desempenho, a seguir à Grécia, no contributo da procura interna para o PIB.

Ficando em quarto lugar no campo do emprego, com particular destaque para a taxa registada junto das mulheres, de acordo com o documento, Portugal fica-se pelo penúltimo lugar, novamente acima da Grécia, em relação a investimento.

"Portugal destaca-se pelo pior sentimento económico, pelo pior contributo do investimento para a variação do PIB e pela pior evolução da intensidade de capital, a par de Itália, bem como pela segunda pior evolução da formação bruta de capital fixo", escreveu o autor.

Quinta posição no índice relativo à globalização, o endividamento vê Portugal cair, mais uma vez, para a penúltima posição, destacando-se "pelo pior desempenho na posição líquida de investimento internacional, a par de Hungria, e pelo pior desempenho na dívida do setor privado".

Já em relação à estratégia Europa 2020, Portugal coloca-se em terceiro lugar, atrás de República Checa e Eslováquia, com "o melhor desempenho em termos de energias renováveis e o segundo melhor desempenho no emprego e no investimento em I&D".

TDI // VC

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".