Câmara de Lisboa diz que proposta sobre administradores vai poupar 35 mil euros anuais

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 set (Lusa) - A Câmara de Lisboa reiterou hoje que a proposta sobre as remunerações dos administradores municipais irá poupar mais de 35 mil euros anuais, em resposta à acusação do PSD/Lisboa de que aumentaria em 20% os vencimentos.

O presidente da concelhia do PSD/Lisboa, Mauro Xavier, acusou hoje a Câmara Municipal de Lisboa de querer aumentar em 20% o salário dos administradores das empresas municipais através de uma proposta que aguarda aprovação pela Assembleia Municipal.

Depois de o vice-presidente da autarquia, Fernando Medina (PS), negar estas afirmações e declarar à Lusa que a proposta irá, pelo contrário, "reduzir significativamente" a despesa com os administradores municipais, a Câmara emitiu um comunicado em que quantifica essa redução anual.

No comunicado, a autarquia refere que a remuneração máxima dos membros dos órgãos de gestão das empresas municipais foi limitada legalmente ao "valor da remuneração de vereador a tempo inteiro da câmara respetiva".

"A Câmara Municipal de Lisboa só é livre de propor à Assembleia Municipal de Lisboa a fixação de remunerações iguais ou inferiores às definidas pela lei, tendo em conta a natureza das empresas e os cargos", lê-se no comunicado.

De acordo com a autarquia, a proposta que será votada na Assembleia Municipal (a votação foi hoje adiada por faltar o parecer da comissão) só determina "que as empresas municipais têm graus de complexidade semelhante, não devendo existir distinções nas remunerações das mesmas (ao contrário da situação atual)" e "que os vogais devem receber menos que os presidentes (97%)".

A aplicação conjunta da lei e desta proposta "irá traduzir-se numa redução significativa da generalidade das remunerações dos titulares de órgãos de gestão e na redução anual da despesa com a administração das empresas municipais em 35.784 euros", veiculou a Câmara Municipal.

ACL/(MCL)// JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.