Clientes dos pacotes de serviços de telecomunicações voltam a crescer no 2.º trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 09 set (Lusa) -- O número de clientes dos pacotes de serviços aumentou 2,5% em cadeia e 2,2% em termos homólogos no 2.º trimestre do ano, para 2,8 milhões de assinantes, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Em comunicado, a Anacom adianta que "cerca de 69 em 100 famílias clássicas" dispunham de um pacote 'multiple play' [vários serviços] no período em análise, o que representa um aumento de 1,7 pontos percentuais face ao trimestre anterior e de seis pontos percentuais face ao trimestre homólogo.

Por outro lado, estima-se que mais de metade das famílias (54 em 100) tenha um pacote 'triple/quadruple/quintuple play', sendo que estes representam 79% do total das ofertas em pacote e que a modalidade mais utilizada entre os clientes residenciais (50,3%) é o 'triple play'.

De acordo com a Anacom, no 2.º trimestre o pacote 'quadruple play' com voz móvel (serviço telefónico fixo + serviço telefónico móvel + banda larga fixa + televisão por subscrição) passou a ser a segunda modalidade mais utilizada entre os clientes residenciais (17,1%), apresentando um "elevado crescimento" relativamente ao primeiro trimestre.

Como resultado, as receitas dos serviços em pacote atingiram os 554 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, o que traduz um aumento homólogo de 9,9%.

Em média, a receita mensal por subscritor do pacote 'double play' (serviço telefónico fixo+ televisão por subscrição) é de 22,70 euros, enquanto nos pacotes 'triple/quadruple/quintuple play' a receita média mensal por subscritor atingiu os 37,47 euros (mais 0,9% que no período homólogo).

Em termos de número de subscritores, a PT Comunicações (PTC) é o prestador com maior quota de serviços em pacote (44,4%), seguindo-se o Grupo NOS (38,8%), a Vodafone (8,6%) e a Cabovisão (8,1%).

Já em termos de receitas, a liderança cabe ao Grupo NOS, com 43,4% do total, seguindo-se a PTC, com 41,9%, a Vodafone, com 7,8%, e a Cabovisão, com 6,8%.

Segundo nota a Anacom, a Vodafone é o prestador que mais tem vindo a aumentar a sua quota nos pacotes nos últimos trimestres, quer em termos de subscritores (mais 4,3 pontos percentuais face ao período homólogo), quer de receitas (mais 3,7 pontos percentuais face ao mesmo período), tendo-se tornado no 2.º trimestre no terceiro principal prestador de pacotes de serviços (em número de subscritores e receitas).

PD // MSF

Lusa/fim

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