Portugal manifesta interesse em organizar a Ryder Cup de golfe em 2022

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 set (Lusa) -- Portugal é um dos sete países europeus que manifestaram interesse em organizar a Ryder Cup em 2022, um dos eventos desportivos mais mediáticos do mundo, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Golfe (FPG).

Além de Portugal, manifestaram interesse em receber a mais famosa competição mundial de golfe por equipas e o terceiro evento desportivo de maior impacto mediático a nível mundial, a Áustria, a Alemanha, a Dinamarca, a Espanha, a Itália e a Turquia.

"Estamos encantados pelo nível de interesse verificado por toda a Europa e recebemos cada uma das sete cartas de intenções através das suas federações nacionais, como manda o regulamento de candidatura", afirmou Richard Hills, diretor da Ryder Cup Europe, a entidade responsável pelas organizações das edições realizadas na Europa, em cada quatro anos.

Portugal já se tinha candidatado a receber do evento -- que coloca frente a frente as seleções da Europa e dos Estados Unidos - , em 2018, tendo apresentado como local a Herdade da Comporta, mas perdeu a organização para a França.

Miguel Franco de Sousa, secretário-geral da FPG, que integrou a comissão executiva no processo de candidatura portuguesa à Ryder Cup de 2018, explica que, neste momento, trata-se, efetivamente, de uma mera declaração de intenções.

"O European Tour convidou todos os países que tenham jogadores elegíveis para representar a equipa da Europa na Ryder Cup a apresentar uma intenção de candidatura ao evento de 2022", disse, citado pela assessoria de imprensa da FPG.

Segundo Miguel Franco de Sousa, "essa intenção não tem qualquer vínculo, serve apenas para receber o dossier com os requisitos para apresentação oficial de candidatura, podendo a FPG retirar-se do processo em qualquer momento, se considerar que Portugal não tem condições de apresentar uma candidatura competitiva".

Miguel Franco de Sousa admite que a experiência adquirida com a anterior candidatura poderá ser muito útil a Portugal e lembrou o valor estratégico da modalidade.

"O golfe é um produto estratégico do turismo nacional e é obrigatória a sua promoção (...) a realização de um evento como a Ryder Cup é o melhor veículo para esse efeito, pois é um dos maiores eventos desportivos no planeta", disse.

O secretário-geral da FPG garante que o organismo está "consciente do momento que o país atravessa", mas acrescenta: "não se pode deixar de investir em áreas estratégicas e esta é uma excelente oportunidade para que Portugal se assuma como um dos principais destinos de golfe mundiais".

Miguel Franco Sousa assegura que a FPG "procurará entrar em diálogo com a administração pública e privados, a fim de tomar a decisão quanto à possibilidade de apresentar uma candidatura à Ryder Cup de 2022".

Os sete países interessados receberão agora um dossier de candidatura, antes de serem convocados para reuniões e posteriores visitas da Ryder Cup Europe até ao final do ano.

A 16 de fevereiro de 2015 as federações nacionais interessadas terão de entregar as suas candidaturas formais, devendo o anúncio da candidatura vencedora ser feito no outono de 2015.

AO // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

FC Porto: De novo no Olival a pensar no Casa Pia

O plantel principal do FC Porto tornou, na manhã desta sexta-feira, a trabalhar no Olival. Os Dragões deram seguimento à preparação da 30.ª jornada da Liga, em que vão defrontar o Casa Pia em Rio Maior (domingo, 18h00, Sport TV).