Casas evacuadas em aldeias ameaçadas pelo fogo em Mogadouro e Moncorvo

| Norte
Porto Canal

O incêndio no distrito de Bragança levou hoje à evacuação de duas casas em Estevais, Mogadouro, onde as chamas estavam a menos de 100 metros da localidade, e à retirada de seis pessoas da povoação de Quinta das Peladinhas.

O incêndio que deflagrou na terça-feira tem duas frentes ativas entre Souto da Velha, concelho de Torre de Moncorvo, e Parada, concelho de Alfândega da Fé, estando 671 operacionais no terreno, segundo a Proteção Civil.

Na aldeia de Estevais, o fogo estava a dezenas de metros das habitações, estando várias pessoas a regar as redondezas das suas casas.

A retirada de seis idosos da Quinta das Peladinhas, Torre de Moncorvo, foi feita por motivos de precaução, disse à Lusa o comandante do posto da GNR daquele concelho.

De acordo com o adjunto de Operações do Comando Nacional de Operações de Socorro Carlos Guerra, a palavra de ordem neste momento é "trabalhar" para controlar o fogo o mais rápido possível, com a ressalva de que as condições meteorológicas podem afetar a consolidação do incêndio.

Segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, às 18:00 estavam no terreno 671 operacionais e 181 veículos, bem como três helicópteros e quatro aviões.

Carlos Guerra salientou que não há estradas fechadas, estando o fogo a lavrar sobre mato e algumas árvores.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.