Assembleia-geral da Reabilitação Urbana do Porto suspensa, Rio critica Governo

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 10 jul (Lusa) - A assembleia-geral da Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto foi hoje suspensa por proposta do acionista Estado devido à auditoria às contas de 2012, tendo o presidente da autarquia, Rui Rio, criticado o "desnorte completo e absoluto" do Governo.

"O IHRU [Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana] entrou, pediu automaticamente a suspensão da assembleia-geral. Votou a favor, eu votei contra e portanto ficou aprovada e a assembleia-geral ficou adiada por mais 90 dias, mais três meses", disse o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, aos jornalistas no final da assembleia-geral.

De acordo com Rui Rio, o argumento dado pelo IHRU foi a auditoria mandada fazer às contas de 2012 da sociedade, criticando o social-democrata esta atuação, que na sua opinião não obedece a "lógica rigorosamente nenhuma", e representa o "desnorte completo e absoluto" por parte do Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

"É verdade que mandaram fazer uma auditoria a estas contas [de 2012] mas também é verdade que a secretária de Estado do Tesouro e, hoje ministra das Finanças, mandou fazer auditorias às contas de 2010 e 2011, aprovadas há muito e elogiadas pelo próprio IHRU nas respetivas assembleias gerais", explicou.

JF // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.