Fitch mantém 'rating' e perspetivas negativas da CGD, BCP, BPI e Santander

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 jul (Lusa) - A agência de notação financeira Fitch confirmou hoje o 'rating' da Caixa Geral de Depósitos (CGD), do BCP e do BPI em 'BB+' e o do Santander Totta em 'BBB-', mantendo as perspetivas das instituições em terreno negativo.

Em comunicado hoje emitido, a Fitch refere que a decisão reflete "uma melhor capitalização dos bancos, uma estrutura de financiamento mais equilibrada e a liquidez disponível", considerando que estes fatores colocam os quatro bancos portugueses "numa posição comparativamente melhor do que estavam no início da crise de dívida soberana".

No entanto, a agência de 'rating' [avaliação] continua a prever que o Produto Interno Bruto (PIB) vai contrair 2,6% este ano e que Portugal saia da recessão apenas em 2014, com o desemprego a atingir os 18,5% no próximo ano, o que leva a Fitch a antecipar "uma deterioração da qualidade dos ativos bancários em 2013 e 2014", bem como "fracas perspetivas de rentabilidade para a maioria dos bancos".

ND // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.