Serviços de água de Viseu com novos meios de pagamento

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 08 set (Lusa) -- Os munícipes e as empresas de Viseu vão, a partir deste mês, ter à disposição novos meios de pagamento dos serviços municipalizados de água e saneamento, anunciou hoje o presidente da Câmara, Almeida Henriques.

"A partir deste mês, estão em vigor, para um universo de 42 mil munícipes e empresas radicadas no concelho, os meios de pagamento por multibanco, nos CTT e na rede de lojas PayShop", disse aos jornalistas.

O autarca salientou a importância da implementação da reforma dos meios de pagamento, sobretudo para "os 14 mil munícipes, que, até aqui, se viam limitados a receber e a liquidar a sua fatura num agente local único".

"Passarão a beneficiar da comodidade e flexibilidade de realizarem este pagamento em 33 lojas PayShop e CTT no concelho e na extensa rede de caixas multibanco", sublinhou.

Os 28 mil clientes que atualmente pagam através do sistema de débito direto vão continuar a poder fazê-lo, sem necessidade de interrupção ou nova subscrição.

Almeida Henriques lembrou que o seu programa tinha elegido a modernização dos serviços do município como "um objetivo estratégico na promoção da qualidade de vida, do crescimento económico e da eficiência da gestão municipal".

Segundo o autarca, além da "maior comodidade e segurança para os munícipes" que os novos meios de pagamento oferecem, há também uma "maior eficiência para o município".

"Tenho a consciência de que esta mudança e esta modernização eram esperadas há algum tempo pelos munícipes, mas tornaram-se também uma exigência da lei e um imperativo de boa gestão", frisou.

Isto porque, explicou, "a legislação determina que as verbas públicas que sejam cobradas à economia estejam à guarda ou depositadas no Estado até 24 horas depois", o que o sistema não permitia fazer.

Almeida Henriques informou que o serviço de fatura eletrónica lançado no final de maio foi, até sexta-feira, subscrito por 06% do número de contratos em vigor, ou seja, 2.537 munícipes e empresas.

"Este resultado já se traduz numa economia de cerca de 13 mil euros por ano ao município", afirmou.

Com esta reforma, o nome comercial dos serviços municipalizados de água e saneamento de Viseu passa a ser Águas de Viseu.

"A nova imagem vai acompanhar a nova fatura e os novos meios de pagamento", afirmou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados