Detidos seis homens que sequestraram e tentaram matar outros três em Cantanhede

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 08 set (Lusa) -- A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de seis homens suspeitos da prática dos crimes de sequestro e de tentativa de homicídio qualificado de que foram vítimas outros três, em Cantanhede.

Em comunicado, a Diretoria do Centro da Polícia Judiciária informa que os arguidos, madeireiros, são os "presumíveis autores de três crimes de sequestro e de três crimes de homicídio qualificado, cometidos na forma tentada, com recurso a arma de fogo, no passado fim de semana".

"Os factos ocorreram na sequência de um 'ajuste de contas' entre os suspeitos e os ofendidos, tendo as vítimas sido sequestradas e levadas para um local ermo, onde lhe foram infligidas agressões violentas, incluindo disparos de arma de fogo, que colocaram em sério risco as suas vidas", refere o comunicado.

A PJ adianta que a investigação, com a "estreita colaboração da GNR de Cantanhede e do Departamento de Investigação Criminal de Braga" da PJ, culminou na detenção dos arguidos, com idades entre os 24 e os 41 anos, que vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para a eventual aplicação de outras medidas de coação.

Fonte da PJ afirmou à agência Lusa que um dos arguidos, patrão dos cinco suspeitos e das três vítimas, "desconfiava que estas lhe tivessem furtado 4.700 euros, acusando uma delas de ser a autora", pelo que "decidiu fazer justiça pelas próprias mãos".

"Com a ajuda dos cinco funcionários, foram buscar as vítimas às quais tentaram arrancar uma confissão, agredindo-as e torturando-as", adiantou a mesma fonte, acrescentando que, como estas negavam, o patrão "resolveu matá-las".

Este responsável esclareceu que "todas foram agredidas com grande brutalidade e duas foram baleadas".

"As vítimas foram colocadas dentro de uma carrinha que foi regada com gasolina no interior e exterior, mas acabaram por conseguir fugir e procurar ajuda", disse a fonte da Judiciária.

Os cinco arguidos e duas das vítimas são estrangeiros e, "aparentemente, encontram-se no país em situação regular".

"Todo este quadro criminal, muito raro no nosso país, é típico em países da América do Sul, em especial do Brasil", referiu esta fonte, explicando que foi pedida colaboração à PJ de Braga porque o suposto "mandante tinha fugido para a zona de Monção, onde tinha pessoas a trabalhar para ele".

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.